O que é Microfisioterapia

Em Bem- estar, Depressão, meia idade, Microfisioterapia, O que é Microfisioterapia, Obesidade, Rejeição, Saúde, Sem categoria

O que é Microfisioterapia?

É uma técnica de terapia manual que visa tratar a causa da doença e não apenas seu sintoma. Assim, é capaz de identificar tecidos que perderam sua função e vitalidade normal após eventos agressores ao organismo. A  Microfisioterapia promove a normalização e a regulação das regiões corporais afetadas.

Desenvolvida na França, a Microfisioterapia é muito utilizada em países da Europa e da África e atualmente vem se difundindo por todo o mundo. No Brasil, é cada vez mais procurada por seus benefícios e resultados.

QUAIS BENEFÍCIOS?

Os benefícios proporcionados pela Microfisioterapia são muitos, entre eles:

Melhoria do estado emocional

Tratamento das dores

Estimulação do sistema Imunológico

Identificação da causa primária de um sintoma ou de uma doença

Promoção da saúde

Prevenção de doenças

QUAIS SÃO SUAS BASES?

A Microfisioterapia tem como base científica a Embriologia. O cérebro, a pele e seus anexos têm da mesma origem embrionária, o ectoderma, o que explica a profunda relação entre eles. Sem percebermos, os sentimentos e as emoções que nos afetam são registrados pelo sistema nervoso em nosso corpo e permanecem influenciando nossa saúde quando não os tratamos.

Considerando esses fatos, a Microfisioterapia promove o tratamento por meio de toques específicos sobre a pele, a fim de estimular o sistema nervoso a eliminar esses registros e restabelecer o equilíbrio físico e emocional. Esse processo tem como fundamento quatro princípios elementares: a autocura, a cicatriz patológica, a correção homeopática e a micropalpalção.

QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES?

Depressão bipolar

Alergias em geral

Dores físicas

Traumas emocionais

Fobias

Ansiedade

É indicada para qualquer pessoa, independente da patologia ou idade.

A Microfisioterapia é uma técnica complementar que visa encontrar a causa dos eventos.

Não se opõe à Medicina ou à Fisioterapia, atuando de forma preventiva ou curativa.

COMO FUNCIONA A SESSÃO?

As sessões têm duração média de uma hora.

A primeira parte do trabalho consiste numa investigação micropalpatória, que possibilita detectar a causa responsável pelo sintoma relatado a partir da cicatriz patológica. A segunda parte consiste em identificar o sintoma causado pela cicatriz. O terapeuta mantém sua mão na causa (cicatriz) e investiga com a outra mão a consequência (o sintoma), percorrendo a linha média do corpo à procura do nível afetado. Uma vez definido o nível, a procura segue na linha transversal deste nível. A perda da energia vital no ponto atingido permite determinar o sintoma e a sua localização no corpo, o qual se manifesta por uma restrição entre o tecido naquele nível e o órgão afetado.

Nesse momento, é possível ao terapeuta estabelecer aproximadamente a data em que o acontecimento instalou-se, solicitando pela micropalpação uma resposta ao órgão afetado. O organismo do doente reage a esta data e a restrição é percebida pelas mãos do terapeuta, assim como na técnica de Cinesiologia Aplicada. Embora a lembrança da data não interfira no tratamento, a fixação de datas traumáticas é uma informação interessante, pois permite ao paciente conhecer a origem daquela desordem. A compreensão da causa da dor presente também serve como prevenção.

Uma vez identificada e localizada a cicatriz, o corpo é estimulado a desencadear o processo de autocura, de maneira quase instantânea. É promovido um diálogo direto com a memória tecidual da pessoa, por via palpatória, sem nenhum outro apoio. O mecanismo de autocorreção é obtido desta maneira, tanto nos adultos, como nos bebês ou crianças.

Como a Microfisioterapia pode me ajudar?

A Microfisioterapia é fundada sobre um princípio natural e elementar da vida. Ela ajuda o corpo a eliminar os traumas passados ou presentes guardados na memória celular, que impedem o bom funcionamento do organismo, assim como pequenos grãos de areia provocam o mau desempenho de um sistema mecânico. Diariamente, nosso corpo luta contra agressões de toda natureza e de diferentes intensidades, provenientes do exterior (micróbios, toxinas, choques físicos ou emocionais etc.) ou do interior (fraqueza de órgãos, cansaço, problemas existenciais etc.). Geralmente, nosso organismo se autocorrige em silêncio, sem que isso venha a ser percebido. Contudo, quando essas agressões não são identificadas ou reconhecidas ou quando são demasiado fortes, o corpo pode não reagir de maneira eficaz e então a agressão produz uma “cicatriz” nos tecidos, uma memória do acontecimento. Apesar da aparente sensação de cura, o acúmulo destas memórias pode fazer com que a dor apareça, uma doença se desencadeie ou que o corpo se enfraqueça, tornando-se incapaz de lutar. Assim, desenvolvem-se dores e doenças crônicas.

A Microfisioterapia auxilia na eliminação natural destas memórias que enfraquecem o nosso organismo. Quando liberado o obstáculo, o corpo pode então reencontrar as capacidades que perdeu, às vezes mesmo depois de muitos anos.

Quantas sessões são necessárias?

Para um determinado sintoma, são necessárias no máximo de três a quatro sessões. Mas desde a primeira já se obtém resultados. A segunda sessão pode ser realizada dependendo de como se desenvolva a primeira e se o terapeuta achar necessário ou se o paciente ainda apresentar queixas. As sessões devem ser espaçadas de 30 a 40 dias, da primeira para segunda e se houver necessidade de mais sessões, estas podem ser espaçadas 50 a 60 dias para que o corpo possa desenvolver naturalmente seu trabalho de autocura.  É conveniente efetuar uma sessão por ano, a título preventivo. O paciente também pode realizar sessões a cada seis meses para controle ou se apresentar sintomas agudos.

Devo me despir para a sessão de Microfisioterapia?

Não é necessário se despir para realizar o tratamento. A roupa não interfere na efetividade do processo. Porém, são indicadas roupas leves para as sessões.

Como o fisioterapeuta percebe as memórias na pele?

O terapeuta procura localizar pontos no corpo do paciente em que haja perda de energia vital. Qualquer atividade corporal tem seu ritmo dentro do organismo e também na superfície da pele. Estes ritmos são percebidos pelas mãos do terapeuta como micromovimentos. Assim, ele apalpa diferentes zonas do corpo, a fim de verificar se os ritmos estão normais. Essa palpação é feita em movimento de aproximação das mãos. Se os ritmos estiverem ausentes em determinado local, isso significa que existe ali uma “cicatriz”, fonte de uma disfunção. A sensação dos micromovimentos do corpo orienta o terapeuta a seguir o caminho percorrido pela agressão e a ativar o processo de autocura. E logicamente, para perceber os micromovimentos, muito estudo. O profissional está em constante atualização e estudo.

Como é realizada a sessão?

Uma sessão de microfisioterapia dura cerca de 60 minutos. Após ter exposto as razões da consulta, o paciente se deita vestido sobre uma maca. Primeiramente, o terapeuta localiza e identifica as cicatrizes que obstruem o corpo, percebendo os ritmos vitais. Ao detectar uma perturbação, ele efetua palpações sutis para informar o organismo da presença desta cicatriz. Assim o corpo reencontra a memória do choque e se concentra nela para eliminá-la definitivamente. O paciente permanece deitado durante a sessão e recebe do terapeuta as informações dos bloqueios encontrados. Nesse momento, o corpo inicia o processo de reconhecimento e eliminação do evento agressor.

Ocorrem reações após a sessão?

O trabalho de autocura que o corpo desenvolve após a sessão, pode provocar ligeiro cansaço durante um ou dois dias. Para reduzir o cansaço e auxiliar o processo, aconselha-se a ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia, nos dias subsequentes à sessão, a fim de facilitar o trabalho de eliminação das memórias celulares. O paciente deve então descansar e deixar que o sistema imunológico realize seu trabalho com o mínimo de interferência medicamentosa possível, não se esquecendo de ingerir muita água.

Por que não tratar somente a zona dolorosa?

Porque a memória traumática que provoca a dor não está necessariamente no mesmo local. O corpo é um organismo complexo, que sofre reações em cadeia, as quais podem percorrer longas distâncias. Por isso, o tratamento não é feito unicamente sobre a região afetada, mas sobre todo o organismo, que o terapeuta considera em sua globalidade. Como exemplo, dores lombares podem ter origem nas glândulas paratireóides situadas na base do pescoço, ao enviarem uma mensagem química equivocada, provocando espasmos dos músculos da coluna no nível lombar. Por meio do exame e da técnica micropalpatória, o terapeuta localiza e identifica a memória traumática causadora da dor e estimula o corpo a eliminar essa memória celular, promovendo não só o alívio, mas também ajudando a prevenir os riscos de recidivas, o deslocamento dessa memória para outro ponto ou o desenvolvimento de uma degeneração.

É uma técnica científica?

Hoje, considera-se ciência o que foi avaliado. A microfisioterapia foi objeto de mais de trinta tipos de avaliações, algumas em meio hospitalar e de acordo com protocolos rigorosos (duplo cego), as quais comprovaram, por exemplo, o efeito benéfico da técnica em 74% dos pacientes submetidos a teste e que sofriam de colopatia crônica. Do mesmo modo, foram realizadas várias investigações em laboratórios sobre os ritmos vitais dos organismos vivos. Na Europa foram desenvolvidos quarenta e dois trabalhos científicos a respeito da microfisioterapia e no Brasil estão sendo realizadas pesquisas em parceria com Universidades. Atualmente, cerca de 5.000 microfisioterapeutas encontram-se em atividade na comunidade europeia, onde governos reconhecem a técnica e pagam por sessões em decorrência dos benefícios proporcionados pela melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas e pela diminuição do consumo de medicamentos.

Qualquer um pode praticar a microfisioterapia?

Não. Todos podem sentir os micromovimentos do corpo, no entanto é necessário um conhecimento profundo da anatomia humana para realizar um bom tratamento. Por isso, o Centro de Formação de Microfisioterapia (França) somente admite fisioterapeutas em seus cursos. Antes de ser microfisioterapeuta, o fisioterapeuta é, sobretudo, um profissional da saúde, com um diploma de Estado. No Brasil, apenas fisioterapeutas podem atuar.

Quais problemas a microfisioterapia pode aliviar?

Muitas doenças e dores se devem a pequenas disfunções que se acumulam durante a nossa existência e terminam por enfraquecer o organismo. Essas disfunções podem ter como causa uma frustração, perdas, sentimentos de abandono, traumas que ocorreram na gestação, intoxicações e até mesmo memórias hereditárias. A microfisioterapia ajuda o corpo a eliminar estas “cicatrizes” e a melhorar seu estado de saúde. Ela auxilia o organismo a promover sua própria reconstituição, eliminando os vestígios emocionais e traumáticos. Muitos problemas de saúde podem ser solucionados com a microfisioterapia.

Blog  Rosana Bond   Palavras chave: O que é Microfisioterapia