Síndrome do Intestino Irritável – Microfisioterapia

Em Sem categoria

Síndrome do intestino irritável

O impacto da microfisioterapia.  A síndrome do intestino irritável (SII) tem uma patologia complexa, alta prevalência e impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes. Como a terapia convencional geralmente produz apenas resultados insatisfatórios, uma abordagem mais holística pode ser desejável. O presente estudo avaliou o efeito da microfisioterapia na gravidade dos sintomas da SII. 🌱Neste estudo duplo-cego, 61 pacientes com IBS recorrentes foram randomizados para receber duas sessões de um tratamento de microfisioterapia ou um tratamento simulado microfisioterapia. Os critérios de inclusão foram a presença de sintoma SCI ≥1 de dor abdominal, constipação, diarreia ou inchaço. A idade média do paciente foi de 53,5 ± 15,3 anos. Existe uma diferença significativa entre a porcentagem de pacientes que melhoraram após a primeira sessão, 74% para o grupo de microfisioterapia e 38% para o grupo placebo (p = 0,005). Após a segunda sessão, a melhora inicial foi mantida em ambos os grupos e as diferenças entre os grupos de estudo permaneceram significantes (p = 0,007).

Conclusões: A microfisioterapia melhora significativamente os sintomas da SII . Deve ser mais explorada para uso em cuidados de saúde tradicionais.

¥ Grosjean D., Benini P., Carayon P. Managing irritable bowel syndrome: The impact of micro-physiotherapy. J Complement Integr Med. 2017 Mar 16;14