MICROFISIOTERAPIA

A Microfisioterapia é uma técnica de terapia manual que identifica a causa de uma doença ou sintoma e estimula a auto-cura do organismo. A técnica foi desenvolvida na França em 1983 pelos fisioterapeutas e osteopatas Daniel Grosjean e Patrice Benini. Seu embasamento técnico iniciou-se pelos estudos da embriologia, filogênese e ontogênese. Com essas informações, desenvolveram mapas corporais específicos  e gestos manuais ou micropalpações específicos e suaves. Estes, permitem identificar a causa primária de uma doença ou disfunção, promovendo o equilíbrio e manutenção da saúde. Mapearam o corpo em vias  e pontos que permite ir, desde uma área de bloqueio, até os níveis de liberação dessas áreas que são ativados de acordo com cada tecido embrionário.

A Microfisioterapia tem como base quatro princípios

1-Autopoiese – Capacidade do organismo de fazer algo por si mesmo, para ele mesmo. Capacidade de auto- cura como aptidão natural de todo organismo vivo.

2-Correção Homeopática – A Microfisioterapia e a homeopatia seguem a melhora gradativa em um processo de superação do sintoma.

3-A Similitude – As leis da cura pelo semelhante. Representado pelas mãos do terapeuta na aplicação da técnica como um instrumento semelhante ao corpo do paciente.

4-O Infinitesimal – Palpação terapêutica manual mínima.

Qual objetivo da Microfisioterapia?

A Microfisioterapia ajuda o corpo a eliminar traumas que estão guardados na memória celular. Estes traumas, impedem de funcionar de maneira adequada.

Nosso corpo luta todos os dias contra as agressões de diferentes naturezas e intensidades. Normalmente nosso organismo faz uma  autocorreção sem que se perceba. Mas, se as agressões forem muito fortes ou não reconhecidas pelo corpo, este não reagirá de forma eficaz, deixando à nível tecidual uma memória do acontecimento. Um acúmulo dessas memórias, pode fazer com que apareça uma dor, uma doença e o corpo se torne incapaz de lutar.

A Microfisioterapia ajuda na eliminação dessas memórias, fazendo com que o corpo recupere suas capacidades de auto-cura.

A Consulta de Microfisioterapia

Para a consulta são indicadas o uso de roupas mais leves. O profissional, após tomar conhecimento das razões da consulta, queixas do paciente e avaliá-lo, pede a ele que se deite sobre uma maca. O ambiente se necessário, deve se climatizado para conforto do paciente. A partir disso, inicia-se o processo de identificação das memórias através de toques sutis e, após identificadas, estimula-se o corpo em pontos específicos de modo a informá-lo da presença dessas cicatrizes.

Sendo assim, dá-se início ao processo de eliminação definitiva das memórias prejudiciais ao organismo.

Após a sessão o corpo precisa de um tempo para se reorganizar e realizar a autocorreção. E para que isso aconteça por completo, é necessário aguardar um intervalo de 30 a 40 dias antes de uma nova consulta. Após a segunda consulta, pode haver um espaçamento maior de 50 a 90 dias. Este intervalo será definido de acordo com cada caso.

Os resultados são percebidos desde a primeira consulta. No entanto, o número de atendimentos necessários será definido pela patologia apresentada e pela evolução de cada paciente.

Lembrando que como em qualquer outro procedimento ou tratamento, os resultados são distintos em cada paciente.

O tempo de consulta, em média, 60 min a 90 min, divididos entre a coleta de dados iniciais, o atendimento em si e as considerações finais.

De forma preventiva, pode-se realizar uma sessão por ano, ou a cada 6 meses, ou quando tiver algum novo sintoma.

Quanto tempo dura o tratamento e qual a periodicidade das consultas?

Após a sessão o corpo precisa de um tempo para se reorganizar e realizar a autocorreção. E para que isso aconteça por completo, é necessário aguardar um intervalo de 30 a 40 dias antes da segunda consulta. Após a segunda consulta, pode haver um espaçamento maior de 40 a 90 dias. Este intervalo será definido de acordo com cada caso, pois cada organismo vai reagir de uma maneira diferente ao tratamento.

As variáveis são múltiplas e cada organismo apresenta um ritmo de resistência e propensão à melhora e/ou cura.

Os cuidados pós a consulta como se hidratar, cuidar da respiração, são imprescindíveis para um bom resultado.

As patologias crônicas, podem necessitar de um número maior de consultas e existem casos em que a patologia tratada não apresenta grande evolução porque a lesão específica está em outros campos de investigação.

Em geral, na primeira consulta os resultados já são percebidos e, em média o tratamento pode durar entre três a cinco consultas.

Quem pode fazer a Microfisioterapia?

A Microfisioterapia é um método não invasivo, que respeita os limites do organismo e, portanto, pode ser realizada em qualquer idade (inclusive recém- nascidos, portadores ou não de necessidades especiais), jovens, adultos e idosos.

A Microfisioterapia tem alguma contra-indicação?

Não. A Microfisioterapia é um método não invasivo, que respeita os limites do organismo e, portanto, pode se aplicado desde o bebê até o idoso, sem contra- indicação. Não se opõe à medicina de emergência (drogas, cirurgias, etc.) Esta técnica não age diretamente no sintoma como um medicamento de emergência, mas sim em sua causa, por isso ambos são complementares.

Posso realizar o tratamento de Microfisioterapia simultaneamente a outras terapias?

Sim. A Microfisioterapia pode ser realizada simultaneamente a outros tratamentos, sejam eles físicos, psíquicos, com outras técnicas fisioterápicas ou tratamento medicamentoso.

Quando devo procurar o tratamento através da Microfisioterapia?

Sob aspecto terapêutico, você deve procurar a Microfisioterapia quando sentir que algum órgão não está funcionando bem (constipação intestinal, azia, problemas urogenitais, etc). Quando algum tipo de dor aparecer (lombalgia, ciatalgia, cervicalgia, etc.) e/ou quando detectada alguma instabilidade emocional (depressão, ansiedade, tristeza, angústia, irritabilidade, alteração de humor, distúrbio do sono, medo exagerado, etc).

É importante ressaltar que a Microfisioterapia também é uma técnica preventiva e que promove a saúde e o bem-estar.

Portanto, se você não se encontra numa condição de bem-estar, você apresenta indicação para a técnica, pois existe algum desequilíbrio no seu organismo.

Cuidados após a Microfisioterapia

Após a Microfisioterapia, faz-se necessário ingerir grande quantidade de líquidos, especialmente água, para hidratação e limpeza das células. A respiração lenta e profunda é importante para melhor oxigenação celular. Horas de sono adequado, ajudam no processo de reparação do corpo.

Esses cuidados irão facilitar o trabalho do organismo e potencializar a eficácia da terapia.

Reação após a Microfisioterapia

Eventualmente, podem ocorrer reações físicas ou orgânicas como sonolência, cansaço, 24 a 72 horas após a consulta. Na maioria das vezes, recomenda-se repouso físico para reparar a sensação de cansaço. O cansaço deve-se ao processo de resolução ou limpeza do organismo e, em geral, desaparece em poucas horas.

A sensação de bem-estar e equilíbrio também pode ser perceptível ao paciente desde o primeiro momento.